exame de densitometria óssea é um exame de imagem feito para medir a densidade dos ossos presentes no corpo humano, por meio de minerais presentes nesse tecido. Nele, o paciente deita em uma máquina que realiza a medição dos ossos e consegue informar ao médico se houve alguma perda ou redução na quantidade de massa óssea, o que é essencial para detectar doenças e condições nos ossos como a osteoporose, por exemplo. Ele deve ser feito com uma certa periodicidade por pacientes que estão na lista de fatores de risco para a osteoporose, o que inclui mulheres após a menopausa, homens acima dos 70 anos de idade e pacientes com doenças de tireoide. A densitometria óssea foi e continua sendo utilizada principalmente no diagnóstico da osteoporose e de outras afecções que apresentam alterações da densidade óssea. Mais recentemente, a técnica de densitometria (DXA) foi aprimorada, agora permitindo quantificar e discriminar outros tecidos corporais, como o conteúdo de gordura e de tecidos livres de gordura (massa magra) em diferentes segmentos do corpo, do ponto de vista segmentar e total, resultando em avaliação corporal pela DXA. Sendo assim, a técnica pode ser aplicada em múltiplas situações clínicas, como no diagnóstico e acompanhamento de perdas musculares e de distúrbios nutricionais por causas diversas, assim como no acompanhamento de intervenções nutricionais e de treinamento físico.
A densitometria óssea consiste em um exame de diagnóstico por imagem realizado para medir a massa óssea de lugares específicos do corpo, tais como fêmur e coluna lombar.
Esse é um exame de imagem que usa uma dose muito baixa de radiação ionizante para medição da massa óssea.
Na maioria das vezes o foco do exame são os quadris e a coluna lombar, porém, em alguns casos, o especialista também pode solicitar a densitometria de corpo inteiro, que detalha a composição corporal do paciente. Neste caso, é envolvida não só a densidade dos ossos como também a quantidade de gordura e massa magra.
Esse é um exame rápido, simples, não invasivo e nem mesmo doloroso.
A densitometria óssea também avalia o risco de um paciente vir a desenvolver fraturas osteoporóticas.
A seguir, observe os 4 principais motivos para solicitação do teste de densidade óssea:
°Exame preventivo para identificação de queda na densidade óssea;
°Determinação da taxa de risco de o paciente sofrer fraturas ou ter ossos quebrados;
°Confirmação de um possível diagnóstico de osteoporose ou osteopenia;
°Monitoramento ou tratamento dessas condições e estado da doença.