A endoscopia digestiva alta, esofagogastroduodenoscopia ou popularmente conhecida apenas como endoscopia, é um exame que permite a visualização, através de uma câmera, da parte superior do trato gastrointestinal, composta por esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino delgado). O encaminhamento para a solicitação do exame é bastante comum quando os pacientes se queixam de dores na região de estômago e início do intestino delgado. Apesar de assustar a maioria das pessoas, por se tratar de um procedimento que introduz o endoscópio, a endoscopia não machuca e produz o mínimo de desconforto possível, uma vez que é feita sob sedação.
A endoscopia é um exame utilizado para diagnosticar várias doenças do sistema digestivo como gastrite, sangramentos, esofagite, tumores e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.
O médico pode solicitar uma endoscopia em casos de azia e queimação no estômago, dores na parte superior do abdome, náuseas e vômitos frequentes, fezes escuras, vômito acompanhado de sangue, refluxo ou perda de peso sem motivo aparente.